Casa de abelha

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A Apicultura



A Apicultura é definida como o ramo da zootecnia responsável pela criação de abelhas e pelo aproveitamento de seus produtos.

Desde o período da pedra lascada na pré-história, as abelhas já existiam na Terra. Era o chamado período paleolítico, quando as abelhas já eram criaturas altamente sofisticadas, em sociedades organizadas com distribuição de tarefas e forte hierarquia social.

No período neolítico, quando o homem começou a trabalhar a pedra e fabricando instrumentos menos rudes, que ele também iniciou um convívio mais racional com as abelhas. Observando-as, ele construiu suas primeiras proteções com lascas de árvores, palha, argila, vime, passando então a “colher” o mel, e não mais caçá-lo.

A apicultura pode ser dividida em dois períodos, que coexistem atualmente:

·      APICULTURA EMPÍRICA, bastante antiga e na qual não se utilizam equipamentos, nem técnicas adequadas de manejo, consistindo em simplesmente acondicionar os enxames em caixas rústicas, sem quaisquer condições de manejá-las, deixando assim, as abelhas a mercê da natureza.

·      APICULTURA RACIONALou moderna, relativamente recente. Tomou novos rumos em 1851, quando Lorenzo Langstroth criou a colméia de quadros móveis e começou uma preocupação maior com as técnicas de manejo, para melhoria do desenvolvimento da criação.

No Brasil, a apicultura teve seu início em 1839 com a chegada das abelhas européias do gênero Apis melífera , trazidas por três imigrantes portugueses: o padre Antônio Aureliano, Paulo Barbosa e Sebastião Cordovil de Siqueira e Mello. Das 100 colméias trazidas pêlos imigrantes, só sete sobreviveram e se multiplicaram dando origem à apicultura brasileira.

Porém, o mel já era conhecido em nosso continente. Ele era produzido pôr abelhas “selvagens” ou indígenas do gênero trigonase meliponas, assim como a cera utilizada pelos índios.

Além dos imigrantes portugueses, em 1845, alemães fundadores de Nova Friburgo no Rio de Janeiro, trouxeram consigo pelo menos uma colméia dentro de um cortiço de palha ou barro cozido, tendo fundamental importância na implantação da apicultura em nosso país. 

A apicultura tem um perfil econômico muito particular. Seu investimento inicial é relativamente alto, mas seu custeio é mínimo se comparado ao de outras criações. Já sua rentabilidade em larga medida, independe da escala de produção. A taxa de retorno é praticamente a mesma, quer se explore uma ou mil colméias. Contudo, em explorações maiores, o risco diminui

 

 
Desenvolvido por: Estúdio Digital Brasil
Este site aceita pagamentos com Visa, MasterCard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Unibanco, Banrisul, saldo em conta PagSeguro e boleto.





Rua Doutor Campos Salles, 340
12422-020 - Pindamonhangaba - SP
(12) 3648-6860 | (12) 3522-6443